Fichamento - Questões Atuais
RA: 11021513
Fichamento:
Texto : Concepção de ensino e de avaliação de professores de química do ensino médio
Página 1:
“Os professores em sua maioria manifestaram concepções tradicionais de ensino e frequentemente associam a avaliação como verificação, comprovação, medida e oportunidade para as alterações metodológicas.”
“...carência de reflexão e de integração nas ações da escola no que diz respeito ao ensino e à avaliação...”
Comentários: Evidente despreparo do corpo docente da escola envolvida no quesito inovação quanto ao tema avaliação, assim como despreparo da escola.
Página 2:
“... é urgente a reflexão nos espaços escolares sobre as finalidades do ensino médio (...) da educação em química.”
“... a terceira Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Ministério da Educação do Brasil, 1996) destaca que o objetivo principal da educação escolar é a formação do estudante para o exercício da cidadania e para o trabalho, sendo a avaliação parte do processo, e por isso, precisa ser contínua, com a prevalência da qualidade sobre a quantidade...”
“...necessidades formativas aos profissionais da educação...”
“a avaliação pode ser ampla, multifacetada e negociada. (...) se trata de um processo aberto, dinâmico, complexo e dependente do contexto”
Comentários: É discernido o papel da avaliação dentro do contexto da escolarização. O comentário anterior sobre despreparo do corpo docente é reafirmado no terceiro excerto. Definição sucinta da avaliação como ente dinâmico, o que não se encaixa nas concepções dadas inicialmente pelos professores.
Página 3:
“A lógica empirista de avaliação caracteriza-se pela ênfase na medição do comportamento humano para a atribuição de uma classificação ao sujeito através de uma escala.”
“... as avaliações também deveriam se embasar no rigor, na observação, na quantificação e na coleta de dados para que fosse possível “explicar” com exatidão a