Fichamento Posgrado
Refere-se a conflitos com relação aos métodos e técnicas a serem utilizadas na produção dessa pesquisa. Trata da pesquisa científica na área educacional do Brasil e como se deu sua evolução.
A autora aborda a diversidade diante das pesquisas apresentadas e faz uma trajetória a partir da organização dos estudos no Brasil, que tem início com surgimento do INEP e seus centros de pesquisas, relata desenvolvimento dessas pesquisas, os critérios, as subáreas de análise, os aspectos que interferem na coleta de dados, as influências que predominaram no modelo das pesquisas educacionais, os conflitos entre os métodos e teorias aplicados, o papel das instituições.
A pesquisa é o ato pelo qual procuramos obter conhecimento sobre alguma coisa.
A pesquisa científica é um conjunto estruturado de conhecimentos que nos permita compreender em profundidade aquilo que, à primeira vista o mundo das coisas e dos homens nos revela nebulosamente ou sob uma aparência caótica.
Conhecimento obtido pela pesquisa é um conhecimento vinculado a critérios de escola e interpretações de dados, qualquer que seja a natureza destes dados.
Dados são um conjunto de medidas bem precisas que chamamos até depoimentos, entrevistas, diálogos, discussões, observações, de que nós servimos para a geração de algum conhecimento que acrescente alguma coisa à compreensão do problema que nos interessa.
Nota-se que há a necessidade de se realizar pesquisas não pelo fato de gerar conceitos, mas pela urgência de resoluções de questões a depender da área e ou foco do conhecimento, por se tratar de aprofundamento em determinada área, surge então os caminhos e limites para se chegar a determinado ponto. Quando este envolve pessoas em seu contexto, maiores e mais profundos serão os meios que conduzirão a um fim indeterminado.
Nesse segmento de descobertas, percebe-se que a unificação de grupos de pesquisas tornou patente que todo objeto de