A Arte Na Pr
A arte na pré-história é considerada como as manifestações que existiram antes do advento da escrita no planeta como um todo. A arte pré-histórica ocorreu no período de 2.5000 até 3.250 a.C na Europa.
A produção do homem pré-histórico era basicamente representada por objetos em grande parte portadores de uma utilidade, seja ela doméstica ou religiosa.
Constatou-se através de um estudo que já existiam noções de técnica, habilidade e desenho, porém sem compará-las com a arte.
Pintura
A pintura pré-histórica recebeu o nome de arte rupestre ou parietal pelo fato de ter se desenvolvido quase que exclusivamente em paredes de pedra, no interior de cavernas e grutas, com menor freqüência fora delas.
Foi produzida pelo ser - humano no período paleolítico concentrando-se em três temas, a representação de animais, desenho de signos e figura humana, avançando ao período mesolítico e neolítico, onde eles não só pintavam com os dedos, mas também com pincéis e espátulas.
Escultura
Estatuetas de barros eram peças complementares do conjunto no ritual funerário.
Já a estatuária monumental de templos e palácios surgiu a partir da dinastia XVIII, como parte da arquitetura imperial, de caráter representativo.
Com os reis ptolemaicos, a grande influência da Grécia revelou-se na pureza das formas e no aperfeiçoamento das técnicas.
Importante para a escultura foi a ourivesaria, usavam ouro, prata e pedras para exemplo de objetos elaborados templos e tumbas. Ourives colaboraram na decoração de templos e palácios.
Arquitetura
Suas técnicas de construção continuam sendo objeto de estudo para engenheiro e historiadores. A pirâmide foi criada durante a dinastia III, pelo Arquiteto Imhotep, e essa magnífica obra lhe valeu a divinização.
No início as tumbas tinham a forma de pequenas caixas, eram feitas de barro, recebendo o nome de mastabas (banco). Foi desse arquiteto a idéia de superpor as mastabas, dando-lhes a forma de pirâmide.