Manguezais Eng
O manguezal é considerado o ecossistema mais rico em nutrientes e mais complexo do planeta. Ocorre nas regiões tropicais e subtropicais, o qual está sujeito ao regime das marés. E também pode ser chamado de um grande berçário, pois propicia a produção de várias espécies marinhas, residentes e migratórias. Além disso, o manguezal é considerado um ecossistema costeiro de transição entre os ambientes terrestre e marinho. Está dominado por espécies vegetais típicas, as quais se associam a outros componentes da fauna e flora.
O solo O solo dos manguezais são de importância vital para o funcionamento do sistema. Caracteriza-se por ser úmido, salgado, lodoso, pobre em oxigênio e muito rico em nutrientes. Por possuir grande quantidade de matéria orgânica em decomposição, apresenta um odor acentuado de gases provenientes resultante desta decomposição. Estes são gases naturais (biogás) como o Sulfídrico, Metano e outros. Essa matéria orgânica serve de alimento à base de uma extensa cadeia alimentar, como por exemplo, crustáceos e algumas espécies de peixes. O solo do manguezal serve como habitat para diversas espécies, tais como caranguejos.
Flora
O aspecto geral da vegetação dos manguezais de diferentes regiões do Brasil é muito semelhante entre si, ou seja: espessa vegetação, hábito arborescente ou arbustivo e constantemente verde dos seus componentes, grande desenvolvimento superficial do sistema radiculares, numerosas raízes escoras e pneumatóforos. O número de espécies é bastante reduzido e pode ser dividido em espécies obrigatórios ou essenciais e marginais ou facultativas. As primeiras vivem estritamente no âmbito da ação das marés e sobre solo mais lodoso do que arenoso. As segundas são ocasionalmente atingidas pelas marés de grande amplitude e vivem sobre solo de limo e areia. Os gêneros característicos obrigatórios são: Phizophora (mangue vermelho), Laguncularia ( mangue branco), Avicennia (mangue preto). Alguns arbustos