Fichamento "políticas e sistemas de saúde no brasil
Organizadores:
Ligia Giovanella.
Sarah Escorel. Lenaura de Vasconcelos Costa Lobato.
José Carvalho Noronha. Antonio Ivo de Carvalho.
Capítulo 15: MODELOS DE ATENÇÃO A SAÚDE NO BRASIL.
Jairnilson Silva Paim * Modelo: “uma representação simplificada da realidade onde se retem e se destacam seus trações fundamentais”
* Modelo ecológico: Ultrapassa ideia de que cada doença teria uma causa(...)Dessa forma, as medidas de controle das doenças, além de intervirem sobre o agente e sobre o hospedeiro, ampliariam a sua ação para o ambiente(físico, biológico e sociocultural)
* Medicina preventiva: processo saúde/doença, historia natural das doenças, multicasualidade, integração, resistência, inculcação(?) e mudança. Preventiva e social
I. Prevenção primaria: período pré-patogênico, haveria possibilidade de um desequilíbrio entre o agente, o hospedeiro e o ambiente, cabendo medidas de promoção da saúde e proteção específica. II.Prevenção secundária: Período patogênico, ações de diagnóstico e tratamento precoce, evitando a invalidez. III.Prevenção terciária: Reabilitação(...)Intervenção na história da doença. Epidemiologia: Estudo das doenças nas populações e nos seus determinantes, sobretudo no período pre patológico. Clínica: processos mórbidos no âmbito individual, no período patológico. * Medicina Comunitária: Regionalização, integração das ações e serviços visando ao cuidado progressivo ao paciente. Vinculada ao modelo piramidal,como níveis de atenção pimaria, secundaria e terciaria. (concentração e recursos nos níveis secundários e terciários) Crítica considerando esse tipo de ação hospitolocêntrica.
* Conferência Internacional de Cuidados Primarios de Saúde: 1978, Desenvolve-se um movimento de atenção primaria a saúde. Contrapondo o modelo hospitalocêntrico, alimentando uma crítica política-ideologica propondo