fichamento pol tica
AYANDRA DE ASSIS SÁ VASCONCELOS (201234505-9)
POLÍTICA IV
FICHAMENTO INDIVIDUALISMO METODOLÓGICO E TEORIA DAS ESCOLHAS RACIONAIS
Será a Rational Choice Theory o fim da Sociologia? Novas Escolas vêm se adaptando aos novos modelos, já que a característica marxista e imperial entraram em crise. A Rational Choice Theory (RCT) é uma delas. O autor utiliza-se do Individualismo Metodológio (IM) para explicar o RCT.
"Em boa verdade, a RCT têm âmbito de aplicação mais vasto que o IM, sendo este apenas um dos elementos constitutivos daquela." (pág. 243)
O individualimso é um termo que pode ser usado em diversas formas, e cada uma tem a sua específica.
"(...) a transição que ocorre na Europa entre uma sociedade tradicional, dominada por formas de solidariedade comunitárias, e uma sociedade definida como moderna e que se caracteriza por níveis crescentes de individualismo, de isolamento, de estrangerização ou de egoísmo." (pág. 244) Confirma-se que o Individualismo tem um caráter sociológico, porque é o conjunto de todas essas mudanças e tranformações citadas acima. A Sociologia nasce em meio de um conflite entre a Economia e a Psicologia, mas autores explicam que são bem diferentes e que cada um tem a sua área específica.
"(...) o paradigma da racionalidade e os modelos utilitários permaneceram, no terreno sociológico, como desvios ou teorias mais ou menos marginais e encostadas a áreas tidas como não sociológicas." (pág. 244)
"(...) a economia será a ciência do lógico e a sociologia do não lógico." (pág 244) O IM é ao contrário dos postulados da sociologia. Não é uma formulação exclusiva dela.
"O princípido do individualismo metodológico deve ser então tido por um princípio fundamental, não apenas da economia, mas de todas as ciências sociais: história, sociologia, mas também ciência política ou demografia." (Boudon e Bourricaud - 1982: 287; pág. 244) "(...) em vez da independência tem-se agora uma reunificação