trabalho de politica
Poder soberano: Segundo Foucault, seria o direito de vida e de morte, significa que o soberano pode fazer morrer e deixar viver, ou seja: “a vida e a morte dos súditos só se tornam direitos pelo efeito da vontade soberana.”
Poder disciplinar: Poder disciplinar para Foucault é uma forma de executar o poder. É um poder individualizante, porque ele se exerce sobre o corpo de cada um. É algo que vem de fora do individuo, mas se internaliza nele. O poder disciplinar precisa agir sobre cada um dos corpos de forma natural, Foucault critica em suas obras as instituições como penitenciarias, manicômios, conventos, pois dão aos indivíduos a impressão de estarem sempre vigiados com a presença de um poder coercitivo o qual não podem ver.
Biopolitica: Biopolítica é o termo utilizado por Foucault para designar a forma na qual o poder tende a se modificar no final do século XIX e início do século XX. As praticas disciplinares utilizadas antes visavam governar o indivíduo. A biopolítica tem como alvo o conjunto dos indivíduos, a população.
A biopolítica é a prática de biopoderes locais. No biopoder, a população é tanto alvo como instrumento em uma relação de poder.