Fichamento de economia pol tica
Departamento: Serviço Social
Disciplina: Economia Política II
Professora: Gracilene
Aluna: Simone de Lira Azevedo Carvalho
Fichamento
Vasconcellos, Marco Antonio Sandoval de; Enriquez Garcia, Manuel. Fundamentos da Economia. - 4. ed. - São Paulo: Saraiva, 2011.
Capitulo 10 :
Determinação da Renda e do Produto Nacional: O Mercado de Bens e Serviços
10.4 Comportamento dos agregados macroeconômicos no mercado de bens e serviços.
''Para a atuação eficaz das políticas macroeconômicas, torna-se necessário tentar estabelecer relações funcionais, de causa e efeito, entre os grandes agregados, isto é, que fatores afetam seu comportamento. Ao conseguir estabelecer essas relações, as autoridades econômicas poderão ter melhor visão de como agir sobre as variáveis agregadas, por meio dos instrumentos de política econômica.'' (pg 180)
10.4.1 Consumo agregado
''O consumo global de um país é influenciado por uma série de fatores, tais como: renda nacional, estoque de riqueza ou patrimônio, taxa de juros de mercado, disponibilidade de crédito, expectativas sobre a renda futura e rentabilidade das aplicações financeiras.'' (pg 181)
"Os estudos empíricos(estatísticos) mostram, entretanto, que as decisões de consumo da coletividade são influenciadas fundamentalmente pela renda nacional disponível, que pode ser definida como renda que os consumidores podem gastar(ou poupar) livremente". (pg 181)
10.4.2 Poupança agregada
"A popança agregada é a parte residual da renda nacional disponível, ou seja, a parcela da renda nacional que não é gasta em bens de consumo".(pg 181)
" Define-se também a propensão marginal, que é a relação entre a variação da poupança e a variação de renda disponível. Assim como a propensão marginal a consumir, a propensão marginal a poupar também guarda uma relação diretamente proporcional com a variação da renda nacional disponível". (pg 182)
" A partir de séries estatísticas de consumo, poupança e renda nacional disponível,