Fichamento conceito geral de pol tica
Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas
Política I
Aluno: Gilberto Amorim Correa Chaves
Obra: “BOBBIO, Norberto. Teoria Geral da Política: a filosofia política e as lições dos Clássicos; Conceito geral de política.”.
O termo política, derivada do grego Politikós, se refere a tudo aquilo que está relacionado à pólis(Cidade-Estado), ou seja da sociedade e tudo aquilo que é interesse do cidadão. Um dos primeiros a tratar da política como funcionamento e as divisões do Estado foi o grego Aristóteles, em seu livro “A política”. Desde sua origem, o termo política sofreu diversas transposições, e na era moderna perdeu seu sentido clássico- como sendo aquilo que se refere às coisas do estado-, e passou a ser tratado mais como um modo de lidar com as coisas do estado, até ganhou como derivado um adjetivo, ser político.
Na análise critica do pensamento de Bobbio, não podemos falar de política enquanto prática humana, sem antes falar de poder. Ele define poder como sendo a posse dos meios para se conseguir ou impor alguma vantagem sobre outro. Assim, trata o poder político como sendo o meio que um homem possui para se obter (ou fazer valer) sua vantagem sobre outro homem. Ex: governante e governados.
Existem vários tipos de poder de um homem sobre outro homem. Contudo, ao falar desses poderes é preciso pensar em sua legitimação. Há vários motivos de legitimar esses poderes. Por exemplo, no poder paterno, é a natureza, do poder despótico, o castigo por algum delito cometido, do poder civil, o consenso.
Para entender o elemento específico do poder político, é preciso ver quais os meios que o ativo se utiliza para condicionar o comportamento do sujeito passivo.
Dessa forma, Bobbio nos mostra uma tipologia dos poderes e os classifica como sendo: o poder econômico, legitimado pelo domínio dos bens; o poder ideológico, legitimado pelo domínio sobre as ideias; e o poder político, mantido pelo uso da coerção física. Esse último se