Fichamento peter berger
Texto e Autor: Perspectivas Sociológicas, capítulo 4 – Peter Berger
Aluno: Pedro Henrique Teixeira de Andrade – 10/04239
O capítulo quatro da obra “Perspectivas Sociológicas” busca situar o homem na sociedade. Através de analogias e exemplos da vida cotidiana o autor e sociólogo Peter Berger expõe sobre a importância da vida em sociedade, a influência que os círculos sociais possuem nas atitudes e ações dos indivíduos, e como cada homem dedicará grande parte do seu tempo a fim de manter-se vinculado aos diversos meio sociais ao qual é exposto ao longo de sua vida. O capitulo ainda trata sobre as diversas formas de controle sociais que acabam por selecionar os aptos ou não aquele meio.
Para Berger a noção da inserção em um meio social inicia-se na infância quando pela primeira vez o garotinho identifica no mapa o país que vive, quando aprende a responder em qual bairro fica sua casa, a igreja da qual sua família frequenta todos os domingos e qual classe escolar ele costuma frequentar. A noção do meio ao qual cada um está inserido será desenvolvida por toda a vida, na fase adulta o autor usa como exemplo a forma das classes sociais mais baixas referir-se aos de maior poder aquisitivo, “eles”, deixando clara a noção que cada um possui das particularidades existentes.
O controle social é bastante explorado ao longo do capitulo, segundo Berger “refere-se aos vários meios usados por uma sociedade para enquadrar seus membros recalcitrantes.”, segundo o autor tais instrumentos variam muitíssimo de um circulo social para outro. Dentre os variados meios de controle citados no texto pode-se destacar a violência, método bastante antigo e usualmente aplicado em último caso, podendo ser exemplificado pelo poder de polícia. Outro eficiente método mencionado é a pressão econômica, para Beger “Poucos meios coercitivos são tão eficientes como aqueles que ameaçam o ganha-pão ou o lucro”. Outras ferramentas ainda citadas