Roma Antiga
O presente texto pretende falar sobre a Roma Antiga. Que hoje é caracterizada por três períodos: Monarquia, República e o Império. Iremos falar com mais detalhes essa história que passou por várias crises e até hoje é muito importante para a história.
Tudo começa com a Guerra de Tróia. Eneias - filho do rei - ao carregar os mortos da guerra encontra uma cidade que tal fundou como AlbaLonga. Numitor - filho de Eneias - governa a cidade após a morte do pai, porém, depois de brigas, conflitos e um golpe Amúlio assume o cargo que o seu irmão possuia. A lenda conta que a filha de Numitor possuía dois filhos Rômulo e Remo, que foram criados por uma loba, encontrados por camponeses, e depois de saber a história matam o tio. E Remo - depois de matar o irmão - e funda Roma. Mas essa é a origem lendária.
A origem histórica de Roma é muito mais longa, com mais guerras e brigas. Começou com a economia agrícola e com a sociedade divida em duas classes: Os patrícios - elite, nobreza, donos de terras -, e os plebeus - não possuíam terras, se possuaim, as pequenas - e os clientes, que viviam com os patricios e eram quase servos, mas, não é considerado uma classe.
Na política, era a Monarquia, quem governava era o rei, contando com a ajuda do conselho de patricios, que era considerado o órgão mais importante de Roma. Mas, uma invasão de Estruscos, que subistiuram os reis romanos por reis estruscos fez o último rei da história romana entrar no cargo Tarquínio "o soberbo", que foi derrubado pelos patricios com apoio dos plebeus. E então, a república.
Na república, o poder era do senado - onde só possuía patricios - e com o acumulo de descontentação dos plebeus, começaram os conflitos internos. A partir de então começou as Conquistas Plebeias, que com isso surgiu o tribunato da plebe, o poder do veto, a Lei das 12 tábuas e entre outras. Com essas conquistas novas alterações foram feitas na política, o senado e o tribunato viraram os principais conselhos, além