Fichamento Paulo henrique
FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
BACHARELADO EM ENFERMAGEM
MARIA AUGUSTA SANTOS DOS REIS
O PROCESSO DE TRABALHO EM SAÚDE:
ORGANIZAÇÃO E SUBJETIVIDADE.
Trabalho apresentado no curso de Enfermagem da Faculdade AGES como um dos pré-requisitos para a obtenção da nota parcial da disciplina de Gestão no 3º período, sob a orientação do Prof. Paulo Henrique.
Paripiranga-BA
Abril 2015
LEOPARDI. Maria Tereza. Processo de trabalho em saúde: organização e subjetividade. 1ed.Florianopolis/SC: Papa-livros, 1999. 176p.
Maria Augusta Santos dos Reis.
Resumo da obra A autora Maria Tereza, é graduada em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (1974), é mestra em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (1986) e Doutora em Ciência da Enfermagem pela Universidade de São Paulo (1991). Atualmente é professora efetivo da Universidade do Vale do Itajaí. A autora possui experiência na área de Enfermagem, tendo ênfase em Teorias de Enfermagem e Processo de Trabalho na Área de Saúde, sendo atuante principalmente nas seguintes temáticas: ética e filosofia na saúde, assistência de enfermagem, processo de trabalho, trabalho e saúde. Na obra O Processo de Trabalho em Saúde, é relatado a evolução da assistência em saúde, dando ênfase a visão holística sobre o cliente, a assistência realizada de forma hierárquica, evidenciando a competitividade do mercado de trabalho, a importância da comunicação entre as equipes multidisciplinares, e os princípios éticos.
Capítulo 1
“Com o desenvolvimento das sociedades primitivas, a organização social transferiu para um membro do grupo a oportunidade de especializa-se no cuidado e tratamento de doenças e feridas [...]” (p.12)
“É importante que tenhamos em mente que alguns trabalhos da saúde surgem quando o sistema industrial se instala definitivamente e se desenvolve ao ponto de exigir trabalhadore mais habilitados [...]” (p.16)
Parecer:
Nessa parte da obra a autora nos mostra o processo