Fichamento Parasito
FACULDADE DE CIENCIAS HUMANAS E SOCIAS
BACHAREL EM NUTRIÇÃO
ANA LAURA GONÇALVES DE SOUZA BORGES
ALMANAQUE DE BICHOS QUE DÃO EM GENTE
Fichamento apresentado no curso de Bacharel em Nutrição da Faculdade AGES como um dos pré-requisitos para a obtenção da nota parcial da disciplina Fundamentos da Parasitologia no 1° período, sob orientação do Prof. Me Ana Angélica
Paripiranga
Abril de 2015
Referência Bibliográfica: HIKSCH, Sonia. Almanaque de bichos que dão em gente. São Paulo. Correcotia, 3 edição, 2002.
Credenciais do Autor: Sonia HIKSCH nasceu em 1947, São Paulo. Aos 17 anos começou a escrever na semana Portuguesa, seguinte foi para sucursal carioca da Editora Abril, onde ficou cinco anos
Resumo Descritivo da Obra: A primeira parte “A identidade em questão”, Hall introduz ao leitor a três concepções básicas do sujeito na história e a do sujeito iluminista; do sujeito sociológico; e do sujeito pós- moderno. Na segunda parte “Nascimento de morte do sujeito moderno” emerge o conceito de “descentração” do sujeito. O indica algumas obras e autores que contribuíram para esse processo na modernidade tardia. O livro esclarece sobre a identidade e cultura e sua relação com os indivíduos, analisa a questão das culturas nacionais e da identidade de nação, e como o sujeito fragmentando é colocado em termos de suas identidades culturais. Stuart Hall fornece informações para aqueles que desejam entender a questão da identidade no atual mundo pós-moderno.
1 Capítulo
1.1 Citações
“Competem conosco pela comida, já que precisam da mesma das mesmas coisas para viver: proteínas, vitaminas, minerais, gordura – e glicose, muita glicose, que armazenam em forma de glicogênio e vão gastando em sua exaustiva vida de parasitas.” (p.10)
“.. A boa é que nenhum parasita tem interesse em matar o hospedeiro, porque estaria inviabilizando a própria existência.” (p.11)
Parecer: Nesse primeiro capítulo introduz de forma clara o que todo ser vivo precisa para sua