Fichamento outsiders
Titulo do texto: Outsiders
Capitulo do livro: Outsiders – Estudos de sociologia do desvio
Editora: Jorge Zahar Editor – Rio de Janeiro
Resumo do Texto:
“Regras sociais definem situações e tipos de comportamento a elas apropriados, especificando algumas ações como “certas” e proibindo outras como “erradas”. Quando uma regra é imposta, a pessoa que presumivelmente a infringiu pode ser vista como um tipo especial, alguém de quem não se espera viver de acordo com as regras estipuladas pelo grupo. Essa pessoa é encarada como um outsider. Mas a pessoa assim rotulada pode ter uma opinião diferente sobre a questão. Pode não aceitar a regra pela qual esta sendo julgada e pode não encarar aqueles que a julgam como competentes ou legitimamente autorizados a fazê-lo. Por conseguinte, emerge um segundo significado do tremo: aquele que infringiu as regras pode pensar que seus juízes são outsiders.
Há um grande numero de regras, elas podem ser formalmente promulgadas na forma de lei, ou representar acordos informais. Vamos abordar, sobretudo, o que podemos chamar de regras operantes efetivas de grupos, aquelas mantidas vivas por meio de tentativas de imposição. Alguns que violam as regras não pensam que foram injustamente julgados. Quem comete uma infração no transito geralmente aprova a própria regra que infringiu. Alcoólatras são muitas vezes ambivalentes, por vezes sentem que aqueles que o julgam não os compreendem, outras vezes acordando que a bebida em excesso é maléfica. No extremo, alguns desviantes (homossexuais e viciados em drogas são bons exemplos) desenvolvem ideologias completas para explicar por que estão certos e porque os que desaprovam e punem estão errados.
Definições de desvios
Outsider – aquele que se desvia das regras de grupo. Observa-se com facilidade que diferentes grupos consideram diferentes coisas desviantes. Isso deveria nos alertar para a possibilidade de que a pessoa que faz o julgamento de desvio e processo pelo