Fichamento Becker Outsiders
Prof.: José Manuel Resende Período: 4º
Aluno: Bruno Feliz UENF
FICHAMENTO: OUTSIDERS (Becker)
PALAVRA – CHAVE:
Critica aos cientistas que tratam a questão como patológica.
Aquele que infringe a regra (outsider)
Aquele que vê quem aplica a regra como outsider
Intensidade do delito cometido pelo outsider
Sociedade cria nos regras, logo, novos outsiders
Desconhecimento da regra
O desvio é fruto de um conjunto de reações e interações de outras pessoas sobre o comportamento do suposto outsider.
Os que não tem comprometimento com o futuro são mais inclinados a serem outsiders
Motivos interesses desviantes.
Passo final: outsider se insere em um grupo desviante, sentimento de destino comum, o pertencimento a um grupo desse tipo solidifica a identidade desviante.
Todos os grupos sociais fazem regras e tentam em certos momentos as empolas, tais regras exigem um determinado comportamento a certos momentos apropriados, especificando algumas ações como certas e outras como eradas. Quando a sociedade impõe um conjunto de regras a um individuo e este individuo transgride a regra, este individuo é caracterizado como um outsider. (PÁG15)
‘’Mas a pessoa assim rotulada pode ter uma opinião diferente sobre a questão. Pode não aceitar a regra pela qual está sendo julgada e pode não encarar aqueles que a julgam competentes ou legitimamente autorizados a fazê-lo. Por conseguinte, emerge um segundo significado do termo: aquele que infringe a regra pode pensar que seus juízes são outsiders. ‘’(PÁG15)
O autor então analisa que existem diversas maneiras de intensidade em como a sociedade encara o outsider segundo seu delito (de menor intensidade como dirigir embriagado ou de maior intensidade como furtar uma casa).
Becker faz sua critica aos cientistas que estudam os outsiders tomando por base