Fichamento - Os Nuer
Evans-Pritchard, E. Os Nuer. São Paulo: Perspectiva, 1978.[Capítulo I - Interesse pelo Gado]
Capítulo I: Interesse pelo Gado.
“Um povo cuja cultura material é tão simples quanto a do Nuer depende grandemente do meio ambiente. São eminentemente pastoris, (…). Algumas tribos cultivam mais, outras menias, de acordo com as condições do solo, com a água à flor da terra e com sua riqueza em gado. (…) eles são boiadeiros, e o único trabalho em que têm prazer é no cuidar do gado.” (P. 23)
“A atitude do Nuer e seu relacionamento com povos vizinhos são influenciados pelo amor ao gado e pelo desejo de adquiri-lo.” (P.23)
“Cada tribo nuer e cada seção tribal possui seus próprios pastos e reservas de água, e a cisão política relaciona-se intimamente com a distribuição desses recursos naturais, cuja propriedade geralmente vem expressada em termos de clãs e linhagens.” (P.25)
“A malha de laços de parentesco que liga os membros das comunidades locais é causada pela eficácia de regras exogâmicas, frequentemente colocadas em função de gado. A união do matrimônio é realizada através do pagamento em gado e todas as fases do ritual são marcadas pela transferência ou sacrifício do mesmo. O status legal dos cônjuges e dos filhos é determinado por direitos e obrigações sobre o gado.” (P.25)
“O gado é propriedade das famílias. (…) À medida que cada filho, por ordem de idade, atinge a idade matrimonial, ele se casa retirando vacas do rebanho. O filho seguinte terá de esperar até que o rebanho atinja sua força inicial para que se possa, por sua vez, casar-se. Quando o chefe da família morre, o rebanho ainda continua como centro da vida familiar e os Nuer desaprovam vivamente o fato de desmanchá-lo.” (P.25)
“O vínculo de gado entre irmãos continua por longo tempo depois que cada um tem sua casa e seus filhos, pois quando a filha de qualquer um deles se casa, os demais recebem uma grande parte de seu dote.” (P.26)
“A importância do fado na vida e