ADOLESCENCIA
Temáticas: Adolescência no contexto sócio – cultural
Episódio 18 da 8ª temporada (2007) – Seriado: Lei e ordem: Unidade de vítimas especiais
1 – Em que situações os adolescentes são apresentados neste episódio?
Os adolescentes são apresentados em um contexto de famílias sem estrutura nuclear ( pai, mãe e filho). Os pais não sabem muito que se passa realmente com os filhos. São adolescentes totalmente confusos, agressivos, delinqüentes, antissociais; só pensam em usar drogas como: álcool/ cigarros. Eles têm comportamentos complicados e imaturos. Em minha opinião a policia fez um bom papel, abordou de forma correta e interviu na hora certa.
2- Que (ou quais) modelo (s) de família é (são) apresentado (s) neste episódio? Qual a responsabilidade da família pelo comportamento dos adolescentes?
Vários modelos de família são encontrados nesse episódio, O primeiro modelo de família que podemos observar é a família da adolescente que morreu asfixiada com o próprio vomito, percebe-se que apesar de amarem demais a garota, os pais dela não tinham conhecimento total de quem ela era com quem se relacionava e os lugares onde freqüentava, talvez, por confiarem demais nunca tenham checado a fundo as informações que a filha lhes transmitia e dessa forma, não sabia onde ela realmente estava assim sendo podemos identificar o quanto é importante constituir uma relação de amizade com seus filhos, mas, sem deixar de lado o respeito e a autoridade sobre os filhos. No segundo, observamos a adolescente Rebeca que morava apenas com a mãe, que logo no início aparece tomando vinho e num estado um pouco alterado por conta do álcool e, além disso, se envolve com o rapaz pelo qual sua filha era apaixonada, notamos que essa mãe não tinha noção da responsabilidade que é lidar com adolescentes e muito menos criar uma filha, pois ela estava preocupada mais com sua vida pessoal, e sua tentativa de se sentir jovem (bebendo, namorando) do que o bem estar da filha