Fichamento - OFFE, Claus. Problemas estruturais do Estado capitalista
Instituto de Ciência Política
Teoria Política Contemporânea – Turma B
Profª Viviane Gonçalves
Aluno: Vitor Borges Aguiar – 13/0018571
Fichamento - 4
OFFE, Claus. Problemas estruturais do Estado capitalista. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1984 [1972]. Cap.: “Dominação de classe e sistema político”
Problemática Inicial
Neste ensaio Offe procura analisar as dificuldades teórico-metodológicas que se manifestam na produção marxista sobre o Estado, mais precisamente ao chamado “Estado Capitalista” e sua essência de classe. Como ele coloca “A questão da relação entre aparelho estatal e interesses de valorização capitalista é meramente tematizada e de modo algum solucionada [...]” (p.140)
Abordagens insuficientes
O autor passa então a considerar sobre duas correntes teóricas que tentam encontrar uma solução para essas dificuldades, mas que se demonstram insuficientes, Offe caracteriza essas duas vias complementares como dois grandes grupos da teoria do capitalismo; o primeiro sendo as Teorias da Influência, onde o aparato estatal como um todo serve de ferramenta para a classe dominante, que através de um jogo de influência socioeconômica consegue moldar a estrutura em seu favor. A segunda são as Teorias dos Fatores Limitativos, que vem para complementar as teorias da influência e estabelece que “as instituições do sistema político não podem se tornar instrumentos de qualquer interesse não capitalista” (p.142), e enfatizam as limitações na possibilidade de ação das instituições e processos políticos. Ambas as abordagens falham para caracterizar o elemento classista do Estado capitalista.
Elementos necessários para compreensão do Estado capitalista
Já que não se pode produzir uma abordagem completa da dominação partindo apenas da análise das influencias, Offe estabelece que é necessário demonstrar “que o sistema de instituições políticas possui uma seletividade própria, especificamente classista, correspondente aos interesses do