Fichamento: na república velha, a formação de um gênero novo
PROFESSORA: Ana Paula
DISCENTES: Ludielli Lazarini, Maria Lúcia Pereira.
CURSO: Pedagogia
FICHAMENTO: NA REPÚBLICA VELHA, A FORMAÇÃO DE UM GÊNERO NOVO.
LAJOLO, Marisa; ZILBERMAN, Regina. Literatura Infantil Brasileira: Historias e historias. 6ª Ed., São Paulo, Ática 2003.
A literatura infantil européia teve seu inicio as vésperas do séc. VIII, já no Brasil a historia da mesma começou tardiamente, nos arredores da proclamação da republica quando o país passava por transformações variadas; melhor dizendo só em 1808 com a chegada da família real é que são traduzidas as primeiras obras infantis, ressaltando com isso que foi neste período que surgiram se os primeiros escritores infantis; pois como o próprio texto diz “[...], o suporte editorial necessário para o assentamento de um sistema literário era, mais do que precário, inexistente”. (p. 26).
Após um longo período, os livros passaram a ser um objeto não tão raro assim nos centros urbanos. Porquanto, foi em um contexto cultural de horizonte social de um país em desenvolvimento (urbanização e modernização), que a literatura infantil brasileira começa há formar-se, sistematicamente por meio de esforços voluntários e conscientes ate em determinado/certo ponto.
“[...] nesse primeiro momento a literatura brasileira, não se exerceu apenas sobre os contos de fadas” (p.32), mas também sobre os projetos educativos e ideológicos para a formação cidadã, em que vale se a pena observar, a mesma a serviço de um fim ideológico marcado pela presença e permanência de símbolos nacionais.
Por essa razão a literatura infantil condena-se a literatura de cunho não-infantil, em que nem sempre os livros se