Fichamento da 3ª parte do livro: História da América Latina de Edwin Williamson
3214 palavras
13 páginas
Universidade do Estado do Rio de JaneiroIFCH- Departamento de História
Disciplina: História da América IV
Profª. Eliane Garcindo
Aluno: Wallace Luiz Rodrigues de Oliveira
Fichamento da 3ª parte do livro: História da América Latina de Edwin Williamson
A América latina no século XX
A conquista da autonomia política dos países latino-americanos se deu sob o signo da dependência econômica, pela qual esses países permaneceram atrelados aos interesses da Inglaterra. Mais tarde, os Estados Unidos substituíram os ingleses no papel de pólo econômico dominante, sobre saindo-se assim, como uma potência econômica, imperialista e militar nesse início do século XX.
Essa dependência tinha reflexos diretos na vida política dos países da América latina. Para garantir seus interesses, tanto a Inglaterra quanto os Estados Unidos estabeleceram alianças com os grupos sociais mais retrógrados da região, os grandes proprietários de terras e as oligarquias que controlavam o poder, em oposição aos setores que queriam a industrialização e a modernização da economia.
Assim, quando as sociedades latino americanas começaram a se diversificar e a se urbanizar, vários grupos sociais entraram em choque com as oligarquias tradicionais e seus sócios imperialistas, produzindo movimentos nacionalistas que colocaram em xeque as velhas formas de dominação.
O Crescimento dos governos populistas na América Latina
O domínio das oligarquias tradicionais teve por base a economia agroexportadora, a grande propriedade rural e um sistema de trabalho baseado em relações de dependência pessoal entre o senhor de terras e seus trabalhadores. No Brasil, algumas das manifestações dessas relações foram o clientelismo e o coronelismo.
A partir do final do século XIX, porém, a população de algumas sociedades latino-americanas começou a se diversificar. Países como Brasil, Argentina, Uruguai e Chile passaram a receber quantidades crescentes de