Fichamento Minha Lição de Anatomia
FISIOLOGIA HUMANA
ACADÊMICO:
PEDRO PAULO LIMA MARTINS
TURMA:
3º D
FICHAMENTO
“MINHA LIÇÃO DE ANATOMIA (E A DOS OUTROS)”
PARIPIRANGA/2015-1
REFERÊNCIA: D’AVILA, Inácia. Minha Lição de Anatomia (e a dos outros). Rio de Janeiro: Ed. Mauad, 2005.
CREDENCIAIS DO AUTOR: Maria Inácia D'ávila Neto é professora Titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro, coordenando uma UNESCO CHAIR ON SUSTAINABLE DEVELOPMENT, sediada na UFRJ/EICOS. Atua na área de psicologia social e ciências sociais, com ênfase em estudos de mulheres, gênero e desenvolvimento, comunidades e globalização com referenciais dos estudos culturais, subalternos e pós-coloniais voltados para o feminismo e migração. Coordena o laboratório de imagens, grupo do diretório CNPq, com projeto de pesquisa atualmente financiado pelo CNPq e secretaria especial de mulheres.
RESUMO DA OBRA: Identificar
CAPÍTULO I:
“No primeiro estágio (novato), o aprendiz simplifica o problema do movimento congelando parte dos graus de liberdade”. (p.30)
“No segundo estágio (avançado), o executante libera outras articulações que são assim incorporadas em unidades de ação maiores, chamadas de estruturas coordenativas na terminologia da teoria dos sistemas dinâmicos”. (p.30)
“No terceiro estágio (“expert”), o executante continua a liberar outros graus de liberdade, reorganizando a dinâmica da ação até que os graus de liberdade necessários para a execução da tarefa tenham sido todos manipulados economicamente”. (p.31)
PARECER DAS CITAÇÕES: Neste artigo a autora propôs uma reflexão sobre a aprendizagem das habilidades e como as mesmas podem contribuir para o nosso processo de desenvolvimento objetivando onde e como aplicar estes conteúdos no contexto educacional, proporcionando assim, uma maior diversificação e pondereancia para acompanharmos os nossos alunos durante a sua fase desenvolvimento.
CAPÍTULO II:
“No primeiro estágio (novato), o aprendiz simplifica o problema do