BIOÉTICA
DEFINIÇÃO
Bioetica (bio,vida +ethos, relativo a etica) é o estudo transdiciplinar entre ciências Biológicas ,ciências de saúde que investiga as condições necessarias para uma administração responsavel da vida humana, ambiental e animal.
Bioética é um neologismo construido a partir das palavras gregas bios (vida)+ ethos(relativo a ética).
SURGIMENTO
O termo bioética foi utilizado pela primeira vez pelo pastor protestante alemão PAUL MAX FRITZ JAHR,(1895-1953) em 1927 em um artigo editorial de revista kosmos ,intitulado Bioethik.
Na decada de 1970 o termo e relacionado com o objetivo de deslocar a discussão acerca de novos problemas impostos pelo desenvolvimento tecnológico, de um vies mais tecnicista para um caminho pautado pelo humanismo superando a dicotomia entre os factos explicaveis pela ciência e os valores estudaveis pela ética .
ABORTO
Um aborto , abortamento ou interupção da gravidez e a remoção ou expulsão prematura de um embrião ou feito do útero, resultado na sua morte ou sendo esta causada.Isto pode ocorrer de forma expontânea induzida provocando-se o fim da gestação , e consequente fim da actividade biológica do embrião ou feto,mediante uso de medicamentos ou realização de cirurgias.
O aborto iduzido quando realizado por profissionais capacitados e em boas condições de higiene e um procedimento seguro.
TIPOS
ABORTO ESPONTÂNEO
Aborto espontaneo ,involuntario ou casual , e a expulsao não intecional de um embrião ou feto antes de 20-22 semanas de idade gestacional.Uma gravidez que termina antes de 37 semanas de idade gestacional que resulta em um recém nascido vivo e conhecida como parto prematuro ou pré-termo.
Quando um feto morre no interior do útero apos a viabilidade , ou durante o parto geralmente e chamado de natimorto.
A mais comum de um aborto espontaneo durante o primeiro trimestre são as anomalias cromossomicas do feto-embrião que contabiliza pelo menos 50% das