Fichamento Manual Do Foca
“Os ingredientes que conformam o relato noticioso, então, agregam outros elementos: a notoriedade (o exemplo de pessoas famosas), a proximidade (o que nos toca física, mental ou psicologicamente)” (JORGE, 2008, p.20)
“ Noticia é um acontecimento: mas nem todo acontecimento é notícia. Eventos contínuos geralmente perdem interesse” (JORGE, 2008, p.23)
“Notícia é comunicação: quanto mais pessoas essa comunicação atingir, melhor. O objetivo é ampliar o espectro da informação. A tendência da segmentação, veículos dirigidos a públicos específicos não contradizem esse pressuposto. Também os suplementos estão obrigados a ter uma linguagem acessível, porque a qualquer momento um novato pode se interessar pelas matérias. Quanto mais fechada a notícia menos ela se comunica” (JORGE, 2008, p.24)
“Assinalar os fatos que vão virar notícia integra-se, portanto, ao rol de atribuições diárias do jornalista, nesse papel de seletor. Ele examina os acontecimentos que lhe chegam pela ele do computador, nos faxes que se acumulam sobre a mesa, nas reuniões da pauta, no relato dos repórteres e estabelece uma ordem de importância.” (JORGE, 2008, p. 25)
“Os mais fortes fatores que tornam a notícia interessante – chamados de valores notícias- estão todos nas capas de jornais ou nos blocos iniciais de um telejornal” (JORGE, 2008, p. 25)
“O relato noticioso não existe enquanto não e contado. A invenção da roda só se propagou quando alguém relatou a experiência e resolveu testa-la” (JORGE, 2008, p. 26)
“A distinção entre importância e interesse nem sempre é fácil. Muitas vezes o jornalista faz a avaliação recorrendo simultaneamente a dois critérios, e respondendo internamente as questões: “Porque este assunto é relevante? Qual o interesse para o leitor? Ele leva em conta aquilo que está em conta na pauta d