O que é pesquisa e suas classificações?
TATIANE SOUZA SANTOS
PESQUISA E SUAS CLASSIFICAÇÕES
Cachoeiro de Itapemirim/ES
2015
TATIANE SOUZA SANTOS
PESQUISA E SUAS CLASSIFICAÇÕES
Trabalho Acadêmico apresentado à disciplina Métodos e Técnicas de Pesquisas como requisito parcial de avaliação do 2º semestre na FACCACI.
Orientador (a): Professora Carina Prado da Silva.
Cachoeiro de Itapemirim/ES
2015
A pesquisa pode ser respondida de várias formas. Pesquisar significa, de forma bem simples, procurar respostas para indagações propostas. Basicamente, pesquisar é buscar um conhecimento.
Assim, pesquisar, num sentido amplo, é procurar uma informação que não se sabe e que precisa conhecer. Consultar livros e revistas, verificar documentos, conversar com pessoas, fazendo perguntas para obter respostas, são formas de pesquisa, considerada como sinônimo de busca, de investigação e indagação. Esse sentido amplo de pesquisa se opõe ao conceito de pesquisa como tratamento de investigação científica que tem por objetivo comprovar uma hipótese levantada, através do uso de processos científicos.
Para alguns filósofos, a pesquisa é entendida de modos diferentes como, por exemplo, para Demo, “Pesquisa é entendida tanto como procedimento de fabricação do conhecimento, quanto como procedimento de aprendizagem (princípio científico e educativo), sendo parte integrante de todo processo reconstrutivo de conhecimento”. Já para Minayo, vendo por um prisma mais filosófico, considera a pesquisa como “[...] atividade básica da Ciência na sua indagação e construção da realidade. É a pesquisa que alimenta a atividade de ensino e a atualiza frente à realidade do mundo. Portanto, embora seja uma prática teórica, a pesquisa vincula pensamento e ação”. Segundo Lakatos e Marconi, a pesquisa pode ser considerada “um procedimento formal com método de pensamento reflexivo que requer um tratamento científico e se