FICHAMENTO MANIFESTO COMUNISTA
FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
ALMIR DOS SANTOS SANTANA
MANIFESTO COMUNISTA
Fichamento apresentado no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas no 4º período da Faculdade AGES, como um dos pré-requisitos para a obtenção da nota parcial da disciplina Sociologia, sob orientação do Professor Tarcio.
Paripiranga
Março de 2015
MARX, Karl Heinrich. ENGEL, Friedrich, Manifesto Comunista, Ed. Ridendo Castigat Mores, 1999, (68 pag.) – Fonte Digital (www.jahr.org)
Resumo:
Karl Heinrich Marx (1818-1883), foi importante pensador alemão, nasceu na província de Reno, e iniciou seus estudos em Direito na universidade de Bonn; Já na universidade de Berlin inicia seus estudos críticos e filosóficos estudando as obras de Hegel e Feuerbach. Antes de publicar sua obra prima O Capital, Marx escreveu artigos para jornais e revistas fazendo suas críticas ao capitalismo e proclamando a luta e classes como em seu famoso Manifesto do Partido Comunista, escrito para o congresso da Liga dos Comunistas, da qual era membro. Como sua obra foi por muito tempo ignorada pela academia, o filosofo passou por privações econômicas até sua morte, sendo ajudado por seu amigo e colaborador Friedrich Engels (1820-1895) foi um importante filósofo alemão. Nasceu em 28 de novembro de 1820, na cidade alemã de Wuppertal. Morreu em Londres, no dia 5 de agosto de 1895. Junto com o filósofo alemão Karl Marx, criou o marxismo (socialismo científico). Engels era integrante de uma rica família. Em 1842, foi morar na Inglaterra para trabalhar na indústria de tecidos do pai, situada na cidade de Manchester. Ao observar às péssimas condições dos trabalhadores na Inglaterra do século XIX, passou a ter uma visão crítica sobre o capitalismo. Teve contato e identificação com as idéias do socialismo, aproximando-se de Marx, onde deu apoio financeiro em algumas obras entre elas “O manifesto