Cabeamento
Cabo UTP para voz e dados (pesquisar mais)
Normas de Cabeamento Estruturado.
EIA/TIA 568 Especificação geral sobre cabeamento estruturado em instalações comerciais.
EIA/TIA 569 Especificações gerais para encaminhamento de cabos (Infra estrutura, canaletas, bandejas, eletrodutos, calhas).
EIA/TIA 606 Administração da documentação.
EIA/TIA 607 Especificação de aterramento.
EIA/TIA 570 Especificação geral sobre cabeamento estruturado em instalações residenciais.
Fibra
O Cabeamento Vertical, ou backbone, é o que provê a ligação dos armários de Distribuição com a Sala Central de Equipamentos, sendo constituído dos meios de transmissão, seus conectores e terminações. Para este subsistema é recomendado utilizar fibra ótica multimodo de 62.5/125 microns, par trançado UTP de 100 Ohms, par trançado STP de 150 Ohms e cabo co-axial de 50 Ohms, sendo ainda indicado para aplicações especiais os cabos fibra multimodo tipo 50/125 ou 100/140 microns, fibra monomodo e par trançado STP de 100 Ohms.
Com relação ao backbone, providenciar que sejam permitidos futuros links horizontais, isto minimiza a necessidade de colocação de cabos de backbone adicionais. A fibra do backbone deve ser capaz de suportar atuais e futuras tecnologias de rede, sendo exigidas duas fibras para cada conexão da área de trabalho.
A norma tem como exigência a utilização das seguintes normas ANSI/TIA/EIA-606 para etiquetagem do sistema de cabeamento centralizado, ANSI/TIA/EIA-568-A para assegurar a polaridade correta da fibra e especificações de conectores e métodos de conectorização implementando-se a orientação A-B na área de trabalho e a orientação B-A na conexão cruzada