fichamento manifesto comunista
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA: MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. Manifesto Comunista, Traduzido da Edição Alemã, ebook Brasil.
Sobre o autor: Karl marx Teórico do socialismo, Karl Marx estudou direito nas universidades de Bonn e Berlim, mas sempre demonstrou mais interesse pela história e pela filosofia. Quando tinha 24 anos, começou a trabalhar como jornalista em Colônia, assinando artigos socialdemocratas que provocaram uma grande irritação nas autoridades do país.
Friedrich Engels foi um teórico revolucionário alemão que junto com Karl Marx fundou o chamado socialismo científico ou marxismo. Ele foi coautor de diversas obras com Marx, sendo que a mais conhecida é o Manifesto Comunista . Também ajudou a publicar, após a morte de Marx, os dois últimos volumes de O Capital, principal obra de seu amigo e colaborador.
Manifesto Comunista
“Um espectro ronda a Europa – o espectro do comunismo. Todas as potencia da velha Europa unem-se numa santa aliança para conjura-lo”. (p.5)
“1º - O comunismo já e reconhecido como força por todas as potencias da Europa”. (p.5)
“2º - É tempo de os comunistas exporem, à face do mundo inteiro”. (p.5)
“A história de todas as sociedades que existiram ate nossos dias tem sido a história das lutas das classes”. (p.7)
“Homem livre e escravo, patrício e plebeu, barão e servo, (...) numa palavra, opressores e oprimidos, em constante oposição”. (p.7)
“Entretanto, a nossa época (...) divide-se (...) em duas grandes classes diametralmente oposta: burguesia e o proletariado”. (p.8“(...) então, o vapor, e a maquinaria revolucionaram a produção industrial”. (p.9)
“(...) à medida que a indústria, o comércio, a navegação, as vias férreas se desenvolviam, crescia a burguesia”. (p.9)
“(...) O governo moderno não é senão um comitê para gerir os negócios comuns de toda a classe burguesa”. (p.10)
“(...) fez da dignidade pessoal um simples valor de troca”. (p.11)
“(...) Do medico,