Fichamento livro As aventuras de Marx e o Barão de Münchhausen
Fichamento do livro As aventuras de Karl Marx contra o Barão de Munchhausen desenvolvido na disciplina Sociologia do Direito como parte da avaliação referente ao semestre 14.1.
1) Introdução
A) Visões sociais de mundo, ideologias e utopias no conhecimento científico-social
Michael Löwy abre seu livro fazendo questionamentos sobre a objetividade das ciências e explica que a respostas a essas perguntas estão ligadas a três correntes básicas: Positivismo, Historicismo e Marxismo.
Ele define ideologia por meio de três visões. A primeira é uma visão positivista apresentada como “ciência das ideias” publicada em 1801 por Destut de Tracy, após alguns anos Napoleão mostra-se contrário a essa denominação e chama Destut de ideólogos com uma definição de metafísicos abstratos, fora da realidade. A segunda visão é de Marx e que define ideologia como uma “falsa consciência” baseada nas crenças e moral de cada um, marxistas do século XX denominam como “o conjunto das concepções de mundo ligadas às classes sociais” (Pág. 13). A terceira significação para ideologia é dada por Karl Mannheim que significa “sistema de representação que se orientam na direção da estabilização e da reprodução da ordem vigente” (Pág. 13).
Percebe-se que a mesma palavra pode apresentar diversas significações de acordo com cada pensador. Entretanto, Löwy tenta explicar o significado de ideologia e de utopia partindo da definição dada por Mannheim por considerar a tentativa mais “séria”. Assim, “conserva a concepção crítica que o termo tinha em sua origem” (Pág. 14). Já o conceito de utopia, sendo considerada o oposto de ideologia, o autor define como algo não existente nas relações sociais. Apesar de usar Mannheim como base, Löwy não vê a definição de “ideologia total” como solução, pois gera confusão por ter dois conceitos nada parecidos. Para esse termo, o autor define como “perspectiva de conjunto, a estrutura categorial, o estilo de pensamento socialmente condicionado – que