Fichamento Karl Marx
Departamento de Arquitetura e Urbanismo – UFES
Introdução às Ciências Sociais
Profª Rachel Franzan
Vitória, 2014
QUINTANEIRO, Tania; BARBOSA,Maria Ligia de Oliveira; OLIVEIRA, Márcia Gardênia de. Um Toque de Clássicos: Marx, Durkheim e Weber. 2. ed. rev. e ampl. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2003
FICHAMENTO KARL MARX
Dialética e Materialismo
“As formulações teóricas de Karl Marx acerca da vida social, especialmente a análise que faz da sociedade capitalista e de sua superação, provocaram desde o princípio tamanho impacto nos meios intelectuais que, para alguns, grande parte da sociologia ocidental tem sido uma tentativa incessante de corroborar ou de negar as questões por ele levantadas.” (p. 25)
Marx faz uma análise, em sua teoria, da sociedade capitalista. Usa, em suas formulações, o método dialético, que aponta as contradições constitutivas da vida social que acabam por resultar na negação de uma determinada ordem. De acordo com a proposta Marxista, o fenômeno social deveria ser submetido à crítica para que as suas potencialidades pudessem ser reveladas e, assim, atualizadas numa forma mais evoluída.
Aplica-se o materialismo histórico porque ele analisa a sociedade do ponto de vista material, ou seja, as relações que os homens estabelecem, o modo como produzem seus modos de vida, formam a base do conjunto de suas relações. Segundo a ótica materialista, todas as formas econômicas sob as quais os homens produzem, consomem e trocam, são transitórias e históricas; sendo o primeiro fato histórico a produção da vida material.
Necessidades: Produção e Reprodução
“A premissa da análise marxista da sociedade é, portanto, a existência de seres humanos que, por meio da interação com a natureza e com outros indivíduos, dão origem à sua vida material.” (p. 30) “O processo de produção e reprodução da vida através do trabalho é, para Marx, a atividade humana básica, a partir da qual se constitui a “história dos homens”, é para ele