fichamento karl marx
Mercadoria: coisa que satisfaz necessidades humanas, de forma direta ou indireta.
Valor-de-uso: determinada pelas propriedades materialmente inerentes à mercadoria constitui o conteúdo material da riqueza.
Valor-de-troca: relação quantitativa entre valores-de-uso de espécies diferentes. Relação que muda constantemente no tempo e no espaço. Um único produto, pode ter muitos valores de troca (ex: um quarter de trigo pode ser trocado por x de graxa ou y de seda ou z de ouro)
Trabalho: é uma substancia criadora de valor.
Trabalho Humano abstrato: é a expressão do trabalho concreto.
Quantidade de trabalho: mede-se pelo tempo de sua duração e o tempo de trabalho por frações de tempo.
Além destes conceitos, o primeiro tópico também apresenta afirmações como:
Propriedades materiais só interessam pela utilidade que dão as mercadorias. Se dispensarmos o valor-de-uso da mercadoria, só lhe resta uma propriedade a de ser produto do trabalho. Pondo de lado o seu valor-de-uso, abstraímos, também, das formas e elementos matérias que fazem dele um valor-de-uso.
Ao desperecer o caráter útil dos produtos do trabalho, desaparece o caráter útil dos produtos do trabalho, perdem-se as diferentes formas de trabalho concreto reduzem-se a um trabalho humano abstrato.
O que determina a grandeza do valor é a quantidade de trabalho socialmente necessário ou o tempo de trabalho socialmente necessário para a produção de um valor de uso.
A grandeza do valor de uma mercadoria muda com qualquer variação na, produtividade do trabalho. A produtividade do trabalho é determinada pelas mais diversas circunstancias entre elas a destreza media dos trabalhadores, o grau de desenvolvimento da ciência e sua aplicação tecnologia, a organização social do