Fichamento - Introdução as Engenharias
Capitulo 4 – O engenheiro
4.1 As evoluções da ciência e da tecnologia têm nos facilitado a vida, economiza tempo, protege nossa saúde, enfim, nos transporta de uma natureza, digamos, "natural" para uma "natureza artificial", controlada. Isso, em grande parte, é decorrência da evolução da engenharia.
4.2 Graves questões também surgem ou são majoradas em decorrência dos avanços científicos e tecnológicos, como a desigualdade social, a crescente depredação da natureza ou a dominação de povos pela força do poderio bélico. E esses problemas também são responsabilidade dos engenheiros, afinal na maioria das vezes eles são responsáveis por estes avanços.
4.3 Podemos, como ponto de partida, imaginar que, ao criar instrumentos, informações, dispositivos ou processos, contribuímos para proporcionar ao ser humano um trabalho menos árduo e uma vida mais digna. Ao menos é isso que se espera do trabalho de um engenheiro.
4.4 De qualquer maneira, não seria exagero dizer que a sociedade moderna, na busca de seu desenvolvimento tecnológico, depende, em grande parte, de ações de profissionais da engenharia.
4.5 Nesta nossa análise destacamos que uma característica importante do engenheiro é a sua visão sistêmica, que lhe confere um bom domínio da realidade física; e, por extensão, das atividades social e econômica.
4.6 Vários aspectos devem ser lembrados no início de um curso de engenharia. O primeiro deles diz respeito à formação profissional. Ninguém vai ser reconhecido como engenheiro se não dominar minimamente os tópicos de sua área de trabalho. Mas só isso é pouco.
4.7 Por isso, nos prepararmos para um novo contexto político, social e econômico, compreendendo o funcionamento geral de uma sociedade, é mais que um complemento desejável: é uma prova de maturidade, de engajamento e uma excelente aposta visando almejar uma boa atuação profissional futura.
4.8 Desde o início de um curso de graduação devemos considerar que