sabonete
Os sabonetes em barra são os mais consumidos no Brasil. Segundo a ABIHPEC
(Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal e Cosmético), são consumidas 218 mil toneladas de sabonetes em barra e 4,8 mil toneladas de sabonetes líquidos.
Antes de qualquer coisa, é preciso entender a função do sabonete. Na Antiguidade, os magos indicavam o banho para lavar a alma. No Império Romano, era comum o banho público, muito utilizado para discussões sociais. No Brasil, os índios surpreenderam os europeus com o costume de banharem-se duas ou três vezes ao dia. E não podíamos esquecer de Cleópatra, que se banhava com leite de cabra. Seja qual for o estilo, durante o banho, o sabonete tem como principal função limpar a pele, removendo as impurezas e eliminando os resíduos da pele.
"A tecnologia para fabricação de sabonetes evoluiu muito nos últimos tempos e estes produtos ganharam outras funções, como hidratar e proteger, mas eliminar a poeira, as células mortas, o excesso de óleo e suor produzido pelas glândulas ainda é a função básica de todo sabonete", ensina o dermatologista Humberto Ponzio, professor de dermatologia da Universidade Lutherana do Brasil, em Porto Alegre.
(http://www.anaisdedermatologia.org.br)
Fabricação (http://www.anaisdedermatologia.org.br)
A diferença no processo de fabricação desabonetes líquidos e em barra está na base. A base para os sabonetes em barra é obtida através da reação de gorduras vegetais ou animais com soda cáustica. Após esse processo são adicionados preservativos, corantes e o produto é prensado. Os sabonetes líquidos são obtidos em uma única etapa através da mistura de surfactantes sintéticos com itens como: preservativos, emolientes, corantes, hidratantes e perfumes.
Diferença entre sabonetes líquidos e em barra
Devido ao processo de fabricação, é muito mais fácil agregar um número maior de ingredientes benéficos para a pele aos sabonetes líquidos. Além disso, os sabonetes líquidos, em sua maioria,