Economia Verde
Prof. Orientador: Moacir Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI Curso: Gestão Ambiental (GAM0230) – Prática Módulo Metodologia Cientifica 16/10/2014
KLEBENILDO ARAUJO COSTA
MANOEL EDUARDO DE SENA RIBEIRO
ANDRÉ BACELAR DE OLIVEIRA
INTRODUÇÃO
Uma economia verde pode ser considerada como tendo baixa emissão de carbono, é eficiente em seu uso de recursos e socialmente inclusiva. Em uma economia verde, o crescimento de renda e de emprego deve ser impulsionado por investimentos públicos e privados que reduzem as emissões de carbono e poluição e aumentam a eficiência energética e o uso de recursos, e previnem perdas de biodiversidade e serviços ecossistêmicos. (WEBER, Karl. 2008).
Esses investimentos precisam ser gerados e apoiados por gastos públicos específicos, reformas políticas e mudanças na regulamentação. O caminho do desenvolvimento deve manter aprimorar e, quando possível, reconstruir capital natural como um bem econômico crítico e como uma fonte de benefícios públicos, principalmente para a população carente cujo sustento e segurança dependem da natureza. (MELO, F. 2011).
O objetivo desse trabalho é definir o que é uma Economia Verde; Apontar as características, objetivos e finalidade da Economia Verde e identificar os benefícios da Economia Verde. . (MELO, F. 2011).
Mostrar a importância e os benefícios da Economia Verde, que de acordo com especialistas que atuam nas áreas de Economia e Meio Ambiente, a aplicação da Economia Verde em países desenvolvidos e em desenvolvimento aumentaria a geração de empregos e o progresso econômico. Ao mesmo tempo, combateria as causas do aquecimento global (emissões de CO2), do consumo irracional de água potável e dos fatores que geram a deterioração dos ecossistemas.