Fichamento ideologias politicas modernas
Há uma grande superposição de ideologias, uma vez que não existe nenhuma doutrina genuína do liberalismo e também não existem liberais inequívocos, mas há, porem, ideias formais centrais que funcionam de maneira diferente em vários contextos para pensadores diversos e essa diversidade não é necessariamente incoerente pois sugere que, no liberalismo haja um processo continuo de reflexão.
Há uma serie de controvérsias a respeito das origens do pensamento liberal. Alguns acabam por associar o liberalismo à historia dos Estados-naçoes, enquanto outra abordagem enfoca o caráter de diversastradiçoes liberais. O caminho mais comum é sempre sustentar a diferença entre o liberalismo continental e britânico, uma vez que cada uma esta situada em historias culturais diferentes. Uma outra abordagem situa a origem do liberalismo no nascimento de uma nova economia, o capitalismo industrial, que pode ser entendido como limítrofe do liberalismo, que por sua vez, é, então, visto como a ideologia do capitalismo.
Os antecedentes do liberalismo clássico, são complexos. Uma das correntes mais importantes é o whiggismo que durante o século XIX associou-se cada vez mais ao conservadorismo, sendo sua principal peocupaçao a defesa da supremacia parlamentar, sustentando a legislação e a propriedade fundiária. O whiggismo representou uma curiosa composição de defesa de privilégios com resistência a norma arbitraria.
Porem, durante a revolução francesa o whiggismo começou a mudar, a revolução francesa atuou como um catalisador, que fez com que as ideias whigs mais antigas ainda existissem