Fichamento ibras

1428 palavras 6 páginas
a) REFERÊNCIA

FERNANDES S. Metodologia da Educação Especial. Curitiba, Ibepex, 2006

b) FRASES LITERAIS ( CITAÇÕES)

( p-37 ) Parágrafo:1

“A educação de surdos é área que mais desafios impõe aos sistemas educacionais nas últimas décadas.”

A inclusão educacional constitui-se numa nova realidade nas escolas brasileiras. Alunos surdos têm acesso garantido, por lei para freqüentarem as classes do sistema regular de ensino. (Decreto nº 5.626 que regulamenta a lei 10.436/02) Porém, a inclusão ainda não atingiu as metas desejadas. Verificam-se poucos resultados na aprendizagem do aluno surdo ao ingressar na escola de ensino regular. O aluno não encontra boas condições para seu desenvolvimento, seja pelo despreparo dos educadores, ou a não adequação da parte estrutural da escola e ainda esbarra no preconceito e na falta de integração com o restante da comunidade escolar.

(p-38) Parágrafo:1 “... a língua de sinais foi proibida e a língua oral passou a ser a única possibilidade ou recurso à educação e integração social dos surdos ...”

De acordo com Perlin e Ströbel (2006), o congresso de Milão representou o maior evento de preconceito contra os surdos, proibindo-os de usarem a língua de sinais em lugares públicos e privados acarretando, como pontuam as autoras, um sentimento de vergonha e inferioridade por parte desta comunidade.

(p-38) Parágrafo:2

“... é comum observarmos, ainda que timidamente , interpretes de Libras presentes na televisão, nas igrejas e também em escolas...”

Nos últimos anos a linguagem de sinais tem ganhado importância na comunicação com os surdos, surgindo assim, a necessidade de intérpretes nos espaços públicos e privados. A carreira profissional de Intérpretes de Língua de Sinais vem se fortalecendo através de cursos de formação e capacitação. Esse profissional vem se articulando para conquistar seu espaço e o reconhecimento social. Por atuar em uma área bastante diversificada, faz-se necessário que esse

Relacionados

  • MODO DE PRODUÇÃO
    5739 palavras | 23 páginas
  • A proposta educacional bilingue
    7088 palavras | 29 páginas