fichamento-historia do mundo feudal
Licenciatura em Historia – Noturno
Fichamento:
Historia do mundo Feudal II/2. Cap VII As Artes
Aluno: Leandro Guimarães Ribeiro
Professor: Adhoniran
Disciplina: Tópico especial em História Medieval
Campina Grande
2012
Referências Bibliográficas:
GIORDANI, Mário Curtis. As artes. In:_____. História do mundo feudal II/2. 2. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 1993. p.109-145.
Capítulo VII - AS ARTES
INTRODUÇÃO
“O estudo das artes põe-nos em contato direto e de modo mais rápido com a Idade Média do que o estudo da literatura medieval. É que as obras artísticas falam uma linguagem mais acessível a toda a classe de estudiosos do Medievo.” (P.109, Par.I)
“Compreende-se pois a importância do estudo da arte para uma penetração mais profunda na mentalidade medieval.” (P.109, Par.II)
“(...) A arte ocidental medieval, segundo Réau, deve ao oriente técnicas (aparelhagem das cúpulas hemisféricas, mosaicos, marfim, etc.), formas (estilo animal, capitéis com figuras humanas, etc.) e, enfim, a maior parte do seu repertorio iconográfico.” (P.109,Par. V)
“Antes demais nada podemos apontar como traço marcante da arte medieval sua religiosidade, Isto significa não só que a arte medieval é a expressão do sentimento religioso medieval mas também que as atividade artísticas revestem o caráter de veiculo de cultura religiosa.” (P.110,Par.II)
“Como os livros manuscritos não se encontrassem ao alcance de todos tornava-se indispensável esclarecer, através da arte, os fieis, especialmente os mais humildes, sobre as verdades da fé. Compreende-se, assim, que os templos se transformassem em livros de imagens, em verdadeiros álbuns, de fé. A arte atingia um publico muito mais vasto que o publico de literatura.” (P.110,Par.IV) “Ao lado da religiosidade, outro traço característico chama a atenção na arte medieval: o aspecto de síntese que a obra artística apresenta:Toda obra, nesta época, constitui, a seu modo,uma suma,