Ed Fisica
A Revolução de Outubro foi a segunda parte da Revolução Russa de 1917, iniciada pelo golpe de estado liderado por Lênin e os bolcheviques contra o governo provisório estabelecido na Revolução de Fevereiro. Entre os principais motivos da revolução estão a crise financeira, proveniente do país arcaico, predominantemente agrário e semifeudal; e o descontentamento com o czarismo e Kerensky, chefe do governo provisório, que insistiu na continuidade da participação da Rússia na Primeira Guerra, como seu antecessor Lvov, perdendo, então, o apoio dos sovietes, que constituíam um poder de fato na Rússia pós Revolução Menchevique.
Trotsky, aliado aos bolcheviques, formou a guarda vermelha (futuro exército vermelho) para a derrubada do governo, que culminou com a tomada do Palácio de Inverno. Nessa mesma noite, quando se iniciou a sessão inaugural de um congresso de sovietes, foi organizado um novo governo, o Conselho de Comissários do Povo, presidido por Lênin, que decretou reforma agrária e a estatização de bancos e fábricas, assim como estabeleceu um armistício com Alemanha, saindo da guerra. A ascensão do bolchevismo ao poder, substituiu o regime liberal-burguês pelo operário-socialista.
Logo após a tomada do poder, iniciou-se no país uma guerra civil, de 1918 a 1921, entre bolcheviques (vermelhos), em defesa das conquistas da Revolução Bolchevique, e contra revolucionários (brancos), apoiados pelas nações aliadas da Primeira Guerra. Após vitória dos vermelhos, Lênin estabeleceu a Nova Política Econômica, a NEP, adotando medidas capitalistas para combater a fome e a miséria.
Logo após a tomada do poder, iniciou-se no país uma guerra civil, de 1918 a 1921, entre bolcheviques (vermelhos), em defesa das conquistas da Revolução Bolchevique, e contra revolucionários (brancos), apoiados pelas nações aliadas da Primeira Guerra. Após vitória dos vermelhos, Lênin estabeleceu a Nova Política Econômica, a NEP, adotando medidas capitalistas para combater a