Fichamento henry ford
° Henry Ford
Henry Ford nasceu em 30 de julho de 1863 na cidade de Springwells, estado do Michigan. Trabalhava na fazenda do pai e demonstrava interesse para a invenção, particularmente a mecânica. Ele cuidava dos reparos nas máquinas da fazenda e observava o funcionamento mecânico das coisas.
Considerado o pai do fordismo (sistema de produção em série), revolucionou a indústria do século XX, com ideias inovadoras. Escreveu dois livros “Minha vida e minha obra” (1922) e “Hoje e amanhã” (1926).
Ford começou como mecânico e posteriormente se tornou engenheiro-chefe de uma fábrica. Em 1908 criou três carros e abandonou o emprego, conseguiu apoio e colaboração, assim começou a fabricar carros como negócio. Estava sendo fundada a Detroit Automobile Company, onde ele era engenheiro-chefe, após dois anos a fábrica fechou, pois os diretores eram contrários à produção em massa como modelo padrão, por ser algo desconhecido. Com persistência, em 1901 organizou outra companhia que também fracassou, pelo fato da produção dos carros de corrida não obter sucesso.
O projetista Harold Wills o apoiou e Ford continuou fabricando carros de corrida, criou o “999”, com o qual Barney Oldfield tornou-se campeão alcançando vários recordes, o que financiou suas idéias.
Posteriormente fundou a Ford Motor Co, com a qual implantou a política de produção de carros padronizados e baratos, revolucionando a estratégia comercial da época.
° Modos de produção
Em 1908, lançou o modelo T com preço de US$ 850,00, que alcançou sucesso instantâneo e vendas produtivas. Filiais da companhia foram fundadas no Canadá, no ano de 1904 e na Inglaterra em 1906.
Em 1912-1914, foram instalados os métodos da produção em massa, com linhas de montagem de movimento contínuo, o que permitia montar um carro a cada 93 minutos.
Em 1914, repartiu com seus empregados parte do controle acionário da empresa. Estabeleceu salário mínino de cinco dólares por