Fichamento Gest O De Processos
GESTÃO DE PROCESSOS (GST0013/1614061)
AS EMPRESAS SÃO GRANDES COLEÇÕES DE PROCESSOS
Autor: José Ernesto Lima Gonçalves
O autor traz uma reflexão acerca da necessidade das empresas se organizarem por processos. A organização empresarial por processos é, de acordo com o texto, a tarefa que se impõe às empresas para o século XXI.
É necessário romper com a visão fragmentada de gestão (característica dos ambientes fabris - industriais), onde o fluxo de trabalho é “claro e facilmente observável” e que predominou no século XX, e foram as técnicas de aperfeiçoamento desses ambientes que influenciaram “a formação do conceito de processo na modernização das empresas”.
Entretanto, é importante que se tenha uma noção clara desse conceito, haja vista que uma abordagem conceitual equivocada pode e tem gerado mal-entendidos. Então, de acordo com o texto há o “redesenho de processo, organização por processos e gestão por processos” e é preciso que se tenha uma clareza quanto a definição de cada um para que se possa compreender de forma mais abrangente tal organização.
Os processos empresariais estão relacionados a tudo que ocorre na empresa e que envolve ações coordenadas de pessoal, procedimentos e tecnologia com o objetivo de produzir algo e que tem como foco os clientes.
Nessa perspectiva, pode-se entender processo como fluxo de trabalho, ou seja, uma inter-relação de tarefas que se complementam em prol de objetivos claros e bem definidos, com otimização de tempo e de materiais ou produtos. Tal definição engloba aspectos abrangentes que vão desde as tarefas a serem executadas, o número de operadores, a distribuição do trabalho, a tecnologia empregada, os indicadores de eficiência até os resultados esperados.
A questão do aumento do conteúdo intelectual nas empresas, também exige que esta se organize por processos de trabalho. As atividades deixam de ser menos funcionais e todos assumem responsabilidades com o resultado final e por isso mesmo