Aps
ICS – CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
RELATÓRIO DE ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA (APS)
Aluno (a): Leonardo Aielo da Costa Nunes
Matrícula: C16EAI-3 Turma: Q13 Turno: Noite
APRESENTAÇÃO DA ATIVIDADE
TEMA: A Recreação e a terceira idade – O lúdico a serviço da qualidade de vida.
DISCIPLINAS DO SEMESTRE RELACIONADAS AO TEMA: Recreação
OBJETIVO DO TRABALHO DE APS:
Através da revisão literária, elaborar argumentos em defesa de um assunto especifico da área prática em Educação Física.
JUSTIFICATIVA:
A qualidade de vida tem como base a Educação Física e auxiliam a Terceira Idade a melhorarem seu condicionamento físico, visto que com o passar dos anos o organismo humano passa por transformações e necessita de cuidados, sendo a recreação excelente ferramenta de trabalho.
Desenvolvimento O idoso e o envelhecimento
A população idosa no Brasil, segundo o IBGE, representa atualmente cerca de mais de 22 milhões de pessoas no país e os números tendem a aumentar podendo triplicar até 2030. Para a organização Mundial da Saúde (OMS) é classificado como idoso, indivíduos com idade igual ou superior a 65 anos em países desenvolvidos e 60 anos para países subdesenvolvidos. Segundo Shephard (2003) o envelhecimento dá-se de quatro etapas classificadas em Meia-idade, entre 40 a 65 anos; a Velhice, entre 65 a 75 anos; Velhice avançada, entre 75 a 85 anos e Velhice muito avançada, acima de 85 anos.
Conforme Corazza (2001) o envelhecimento é definido por um processo fisiológico progressivo do qual é influenciado pela genética, estilo de vida e doenças crônicas vale ressaltar também três classificações de idades, sendo idade cronológica expressa pelos números dos anos ou meses desde o nascimento, refere-se à idade do individuo desde o nascimento até a idade atual, contabilizando todos os anos; Idade biológica é a mudança no processo biológico ou fisiológico que causa conseqüências no