Fichamento Filosofia
Senso moral e consciência moral
“Senso moral, isto é, a avaliação do nosso comportamento segundo idéias como as de certo e errado”. (Pág. 379)
“Nossas dúvidas quanto a decisão a tomar não manifestam nosso senso moral 9isto é, nossos sentimentos quanto ao certo e o errado, ao justo e o injusto), mas põem á prova nossa consciência moral.” (Pág. 380)
“A consciência moral não se limita aos nossos sentimentos morais, mas se refere também as avaliações de condutanque nos levam a tomar decisoes por nós mesmos, a agir em conformidade com elas e a responder por elas perante os outros.” (Pág. 380)
“O senso e a consciência morais têm como pressuposto fundamental a ideia de liberdade do agente.” (Pág. 381)
“ O senso e a consciência morais são por isso constitutivos de nossa existência intersubjetiva, isto é, de nossas relações com os outros sujeitos morais.” (Pág. 381)
“Juízo de fato são aqueles que dizem que algo é ou existe e que dizem o que as coisas são, como são e porque são.”(Pág. 381)
“Os juízos de valor são avaliações proferidas na moral, nas artes, na política, na religião. Avaliam coisas, pessoas, ações, experiências, acontecimentos, sentimentos, estados de espírito, intenções e decisões como bons ou maus, desejáveis ou indesejáveis.” (Pág. 381)
“Os juízos morais de valor são normativos, isto é, enunciam normas que dizem como devem ser os bons sentimentos, as boas intenções e as boas ações e como devem ser as decisões e ações livres. (Pág. 381)
“Quando uma cultura e uma sociedade definem o que entendem por mal, crime e vicio, definem aquilo que julgam ser uma violência contra um individuo ou contra o grupo.” (Pág. 383)
“Nossa cultura e sociedade nos definem como sujeitos do conhecimento e da ação, e por isso localiza a violência em tudo quanto reduza um sujeito á condição de objeto.” (Pág.383)