Fichamento: era uma vez um livro, de marisa lajolo e regina zilberman
Referências
O ÓLEO de Lorenzo. Direção: George Miller. Produção: Doug Mitchel e George Miller. Intérpretes: Peter Ustinov; Kathleen Wilhoite; Margo Martindale. EUA: Universal Pictures Internacional B.V.; 1993, 1 DVD, 129 min.
CERVO, Amado Luiz; BERVIAN, Pedro Alcino. Natureza do conhecimento científico. In:______. Metodologia científica. 4. ed. São Paulo: Mc Graw-Hill do Brasil. 2002.
O trabalho a seguir trata-se do filme “O óleo de Lorenzo”, e estabelecerá uma relação entre o mesmo com o texto “O espírito científico”; a fim de observar as atitudes do sujeito possuidor do espírito científico perante o objeto de estudo, e os resultados que pode obter aprimorando-se do conhecimento, ao investigar os fatos.
Segundo o filme, Lorenzo era um garotinho muito inteligente, e aparentemente saudável. Certo dia na escola, sem motivo aparente, Lorenzo se comporta diferente, demostrando perturbação; e com o passar do tempo, esses comportamentos vão se tornando mais frequentes e preocupantes.
Diante dos acontecimentos, na tentativa de chegar a um diagnóstico, os pais de Lorenzo o levam a vários médicos, até que depois de muitos exames um médico diagnosticou que Lorenzo tinha um tipo de doença muito rara, Adrenoleucodistrofia, chamada de ALD, um defeito congênito no metabolismo que provoca a degeneração do cérebro. Essa doença afeta somente o sexo masculino, geralmente entre as idades de cinco e dez anos e é hereditária, porém transmitida somente pela mãe. Segundo o médico, o processo dessa doença é ininterrupto e o fim, inevitável; não havia esperança nenhuma para Lorenzo, pois sabia-se muito pouco ainda sobre a doença, e, com o desenvolver da doença, o tempo que lhe restaria de vida seria apenas de dois anos.
A ALD corrói a substância lipoide que envolve os nervos, fazendo com que os nervos não conduzam os impulsos, degenerando o cérebro; e enquanto isso o corpo vai aos poucos perdendo suas funções.
Um especialista em ALD propõe uma dieta, na