Fichamento Era dos Extremos
....................................................................................................................
__________________________________________________________
Parte três – O DESMORONAMENTO. Terceiro Mundo e revolução (Pag 421-446)
1 TERCEIRO MUNDO E REVOLUÇÃO.
1.1Guerra de guerrilhas
A partir da segunda metade do século XX o Terceiro Mundo foi palco de guerras de guerrilhas, sobretudo em países coloniais em quais as antigas potencias ou colonos locais recusaram-se a ceder a descolonização pacifica (HOBSBAUWN, 1995, p. 325)
1.2 A revolução cubana
A revolução cubana foi a mais bem projetada entre as revoluções ocorridas no Terceiro Mundo já que foi capaz de dar publicidade ao formato “guerra de guerrilha” e de atrair a atenção da esquerda ocidental e dos países desenvolvidos no fim de uma década de conservadorismo global (HOBSBAUWN, 1995, p. 427)
1.3 O Terceiro Mundo como pólo de Revoluções
Enquanto as potencias industriais vão entender as possibilidades de revolução como exauridas, o terceiro mundo revela experiencias que demonstram possibilidades reais de mudança através da ação popular. Como vai dizer o proprio Hobsbauwn “As Nos florescentes países do capitalismo industrial, ninguém mais levava a sério a clássica perspectiva de revolução social por insurreição e ação de massa. E no entanto, no auge mesmo da prosperidade Ocidental, no núcleo mesmo da sociedade capitalista, os governos de repente, inesperadamente e, à primeira vista, inexplicavelmente se viram diante de uma coisa que não apenas parecia a velha revolução, mas também revelava a fraqueza de regimes aparentemente firmes”. (HOBSBAUWN, 1995, p. 431)
1.1 Anos dourados ou anos de terror¿
Para o ideário que formava a opnião publica da época, os anos 70 foram “anos dourados” de intenso avanço tecnológico e