Fichamento dos órgãos do Aparelho Fonador
Bruna Margareth de Lima Caires
1. Brônquios
Definição:
Na borda superior da quinta vértebra torácica, a traqueia se divide no brônquio principal direito, que entra no pulmão direito, e no brônquio principal esquerdo, que entra no pulmão esquerdo. O brônquio principal direito é mais vertical, mais curto e mais largo do que o esquerdo. Como resultado é mais provável que um objeto aspirado entre e se aloje no brônquio principal direito do que no esquerdo. Como a traqueia os brônquios principais contêm anéis de cartilagem incompletos e são revestidos por epitélio colunar ciliado pseudo-estratificado. Os brônquios principais se dividem para formar brônquios menores – os brônquios secundários (lobares), um para cada lobo do pulmão. Os brônquios secundários continuam a se ramificar, formando brônquios ainda menores, chamados de brônquios terciários (segmentares), que se dividem em bronquíolos. Os bronquíolos, por sua vez, ramificam-se repetidamente e os menores ramificam-se em tubos ainda menores chamados de bronquíolos terminais. Essa ramificação extensa a partir da traqueia assemelha-se a uma árvore invertida, referida como a árvore brônquica.
Ramos das vias respiratórias, incluindo os brônquios primários (as duas divisões da traqueia), os brônquios secundários ou lobares (as divisões dos brônquios primários que vão para os lobos pulmonares) e os brônquios terciários ou segmentares (as divisões dos brônquios secundários que vão para os segmentos bronco pulmonares do pulmão).
Referencia: TORTORA, 2002, p. 716 – 717
Função fisiológica:
Função fonatória:
Referencia:
2. Diafragma
Definição: Qualquer divisão que separa uma área da outra, em especial o músculo, com forma de cúpula, entre as cavidades torácica e abdominal. Também a peça, em forma de cúpula, colocada sobre a cérvix, em geral com um espermicida, para impedir a contracepção. Referencia: TORTTORA, 2002, p. 984
O diafragma é um músculo