cinética química
INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS
DEPARTAMENTO DE QUÍMICA
QUÍMICA GERAL EXPERIMENTAL
CINÉTICA QUÍMICA
MANAUS ∕ AMAZONAS
26/01/2015
QUÍMICA GERAL EXPERIMENTAL
TÍTULO: CINÉTICA QUÍMICA
RESUMO:
Foi feita a determinação de alguns tipos de reações químicas e suas classificações, analisando o comportamento das reações através de diferentes concentrações e temperaturas, observando os agentes catalisadores que servem para acelerar a velocidade da reação.
INTRODUÇÃO:
Cinética química é uma ciência que estuda a velocidade das reações químicas de processos químicos e os fatores que as influenciam. A cinética química principia com a determinação experimental das taxas de reação das quais as equações cinéticas de reações químicas e as constantes de velocidade são derivadas. Leis de taxa relativamente simples existem para reações de ordem zero, reações de primeira ordem, reações de segunda ordem, e podem ser para outras.Existem vários fatores que influenciam na velocidade da reação, dentre eles podemos citar:
Natureza dos reagentes: dependendo de quais substâncias reagimos, o tempo das reações variam. Reações ácidas, a formação de sais, as trocas iônicas são reações rápidas. Quando as moléculas grandes são formadas as reações tendem a ser muito lentas.
Temperatura: com o aumento da temperatura, aumenta a energia cinética media das moléculas em um sistema e conseqüentemente o numero de colisões efetivas entre elas. Um exemplo disso são os alimentos que ficam na geladeira,eles demoram mais para estragar porque as reações químicas feitas pelos microorganismos são retardadas pelas baixas temperaturas.
Estado físico: o estado físico de um reagente é também um importante fator da taxa de reação. Quando os reagentes estão na mesma fase, o movimento térmico os coloca rapidamente em contato, quando eles estão em fases diferentes as reações são limitadas.
Superfície de