FICHAMENTO DO TEXTO AM RICA LATINA
AMÉRICA LATINA NO SÉCULO XX: DEPENDÊNCIA ECONOMICA E CONFLITO SOCIAL
Depois da independência, no século XIX, os países hispano-americanos procuraram estabelecer uma nova ordem econômica, política e social e restaurar os seus vínculos com o mercado mundial. [...].
Em alguns países o capital externo dominou a produção e o predomínio político foi disputado por setores afinados com os interesses internacionais. [...].
Uma série de reformas procurou constituir um mercado de terras e de mão- de- obra necessário á produção para a exportação. ( p. 67)
No início do século XX, á própria integração ao mercado mundial levara a um certo grau de modernização e de urbanização.(p. 68)
Após a Segunda Guerra Mundial, e especialmente na década de 1950, as mudanças no capitalismo internacional levaram a um investimento maior no processo de industrialização dos países periféricos. O modelo nacionalista e desenvolvimentista se esgotava e acabaria por ceder lugar ao desenvolvimento associado. ( p. 69)
Nos séculos XIX e XX , a economia se desenvolveu em torno da agricultura cerealífera e da pecuária bovina, especialmente para o mercado europeu. O Pampa foi aberto á produção e os indígenas, exterminados. (p. 70)
A crise de 1929 e a depressão mundial tiveram reflexos econômicos e políticos na Argentina. A oligarquia conspirava com os dissidentes radicais, que denunciavam a inclinação da UCR para a esquerda. (p. 71)
A lei de associações profissionais reconheceu a existência legal dos sindicatos e o processo de sindicalismo aumentou. [...]. A satisfação das reivindicações dos trabalhadores coincidia com o projeto de desenvolvimento econômico. (p.72)
Perón se elegeu com o seu justicialismo: justiça social, independência economia e soberania nacional, distributivismo, fomento à indústria doméstica e política externa independente. (p. 73)
Depois de Perón , a Argentina não conseguiu encontrar a