Fichamento do referencial teórico 2
A) IDENTIFICAÇÃO
Título: Referencial curricular nacional para a educação infantil
Autor (s): BRASIL. Ministério da Educação. Fonte: Referencial curricular nacional para a educação infantil. Formação Pessoal e Social. Portal Mec de Educação. BRASIL. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/volume2.pdf - Acesso em: 27 de setembro. 2013
RESUMO DO TEXTO
O desenvolvimento da identidade e da autonomia estão, intimamente relacionados com os processos de socialização. Nas interações sociais se dá a ampliação dos laços afetivos que as crianças podem estabelecer com as outras crianças e com os adultos, contribuindo para que o reconhecimento do outro e a constatação das diferenças entre as pessoas sejam valorizadas e aproveitadas para o enriquecimento de si próprias.
Isso pode ocorrer nas instituições de educação infantil que se constituem, por excelência, em espaços de socialização, pois propiciam o contato e o confronto com adultos e crianças de várias origens socioculturais, de diferentes religiões, etnias, costumes, hábitos e valores, fazendo dessa diversidade um campo privilegiado da experiência educativa.
O trabalho educativo pode, assim, criar condições para as crianças conhecerem, descobrirem e ressignificarem novos sentimentos, valores, idéias, costumes e papéis sociais.
A instituição de educação infantil é um dos espaços de inserção das crianças nas elações éticas e morais que permeiam a sociedade na qual estão inseridas. (BRASIL, 1998, p.11)
A construção da identidade e da autonomia diz respeito ao conhecimento, desenvolvimento e uso dos recursos pessoais para fazer frente às diferentes situações da vida.
A identidade é um conceito do qual faz parte a idéia de distinção, de uma marca de diferença entre as pessoas, a começar pelo nome, seguido de todas as características físicas, de modos de agir e de pensar e da história pessoal. Sua construção é gradativa e se dá por meio de interações sociais