Fichamento do livro O que é Sociologia?
MARTINS, Carlos Benedito.
O que é Sociologia?
São Paulo: Brasiliense, 1994, 53 p.
Palavras- Chave: Sociologia, Revolução, Antagonismo.
O livro tem por objetivo situar a Sociologia em um contexto histórico, visando assim exibir que o papel da Sociologia é muito mais do que um processo reflexivo sobre a sociedade moderna e de como certos processos interferem na formação da sociedade (p.3-4).
O primeiro capítulo “ O Surgimento” (p.5-17) como o próprio nome sugere apresenta o nascimento da ciência chamada Sociologia, e é a partir deste capítulo que podemos visualizar como a política, economia e etc interferem na sociedade. A própria sociologia é resultado de uma dessas modificações, resultadas das interferências ocorridas na sociedade por certos processos.
“ [...] o seu surgimento ocorre num contexto histórico específico, que coincide com os derradeiros momentos da desagregação da sociedade feudal e da consolidação da sociedade capitalista” (p.5).
Como o próprio capítulo fala o século XVIII é de grande importância para a sociologia, pois foi nesse século que ocorreu as duas revoluções, industrial e francesa, que foram de grande importância para o nascimento da Sociologia. Já que com elas a sociedade constitui um “problema” e é a partir daí que ela se transforma em um “objeto” de estudo.
“ [...] são os acontecimentos desencadeados pela dupla revolução que a precipitam e a tornam possível” (p.5).
O autor ao longo do capítulo apresenta de forma sucinta as modificações ocorridas na sociedade devido à dupla revolução que acabam por interferir no início da Sociologia.
A Revolução Industrial, por exemplo, faz com que o trabalho artesanal seja praticamente extinto, pois o trabalho que antes dependia quase que exclusivamente das mãos dos homens, ou seja, um trabalho que era cem por cento manual agora é executado por máquinas. E isso acaba gerando desemprego e os que trabalham, agora inclusive mulheres e crianças, ganham muito pouco,