desafio rec hum
O Comportamento Organizacional é o estudo sobre todo tipo de organização que venha a ser composta por dois indivíduos ou mais que procuram em bases contínuas aprimorar sua capacidade de criar o próprio futuro.
A vida das pessoas constitui uma infinidade de interações com outras pessoas e com organizações. O ser humano é eminentemente social e interativo.
Os conflitos, além de inerentes à vida organizacional e grupal, podem impulsionar a inovação e a criatividade dos comportamentos, atitudes e cognições e constituem mesmo um processo decisivo no desenvolvimento dos grupos/associações equipes de trabalho.
“A ideia básica é ser firme e amistoso. É preciso ser franco e persuasivo sem usar coerção. As pessoas não devem querer falar o tempo todo e precisam ouvir interessadamente. Em outras palavras, devem saber apresentar seus pontos de vista e também compreender as preocupações dos outros. Isso é incrivelmente importante. Acredito também em ser criativo, produzir ideias nunca antes ventiladas” Roger Fisher
Considerações aos TIPOS PSICOLÓGICOS DE JUNG
“Para Jung, todos os indivíduos podem ser enquadrados em dois tipos de temperamento - os extrovertidos e os introvertidos, conforme a disposição de cada um perante o meio que o cerca. Esses grupos, por sua vez, se subdividem segundo a maneira de captar as informações e de tomar as decisões. São as chamadas funções psíquicas - sensação, intuição, pensamento e sentimento. Todas elas estão presentes em cada indivíduo, em maior ou menor grau. Ninguém escolhe ser uma coisa ou outra. De acordo com a teoria de Jung, ao nascer você já carrega os traços essenciais que o acompanharão o tempo todo.”
A área de Comportamento Organizacional é formada por um conjunto de conhecimento de diferentes ciências. Esta reunião se deve pelo fato de que o ambiente em arena onde indivíduos, grupos e sistemas por eles construídos e reproduzidos, simultaneamente atuam para gerar determinado