Fichamento do livro "a luta pelo direito"
Docente: Me. Josevandro Nascimento Disciplina: IED
Discente: Thayná Santos Costa Curso: Direito Noturno
FICHAMENTO RESUMO
A luta pelo direito
Introdução 1
JHERING, Rudolf Von. A luta pelo direito. Título original: Der Kampf um's Recht. Tradução de Ricardo Rodrigues Gama. Campinas: Russell Editores, 2009.
O direito pode ser considerado uma ideia prática, por indicar um fim, e uma ideia de tendência, por possuir uma antítese – o meio e o fim. Por esses motivos é necessário conhecer não só o fim, mas a estrada percorrida para alcançá-lo. Estas são as questões as quais o direito busca resolver: qual o fim e qual o meio? Para essa ultima indagação, no entanto, por mais variada que se constitua a resposta, é uma certeza a solução se resumir à luta pela injustiça.
“A idéia do direito encerra uma antítese que se origina nesta concepção. Da qual jamais se pode, absolutamente, separar: a luta e a paz; a paz é o termo do direito, a luta é o meio de obtê-lo”. (p. 7)
Portanto, o fim objetivado pelo o direito é a paz, e o caminho para obtê-lo é a luta. Por isso, a luta constitui um fator essencial ao direito, pois sem ela todo e qualquer direito existente no mundo atual não existiria. Dessa forma o direito é encarado como um trabalho constante realizado não somente pelos poderes públicos, mas por toda população. Esse trabalho, porém, não é efetuado por todos da mesma forma, pois depende das forças e necessidades de cada indivíduo. Enquanto um ser humano pode passar toda a sua vida gozando de paz e tranquilidade por terem herdado ou terem obtido, sem esforço, propriedades, outros podem residir em um local repleto de desigualdades e injustiças. São esses que buscam a luta, enquanto aqueles permanecem na crença da felicidade sem luta proporcionada pelo direito. Para os primeiros, o direito é semelhante às propriedades, uma